São Paulo, 11 de Abril de 2013 - 14:02

Alstom e Renova assinam primeiro contrato para equipar eólicas na Bahia

Serão fornecidas 440 turbinas; valor do contrato é de aproximadamente 450 milhões de euros

Da redação.

Da redação


Crédito: Alstom

A Alstom Renewable Power e a Renova Energia assinaram o primeiro contrato para fornecimento de equipamentos para parques eólicos no estado da Bahia, no valor de cerca de 450 milhões de euros. O contrato foi registrado no ano fiscal 2012/13. Esses parques vão representar uma capacidade instalada de 513 MW, como parte do acordo entre as empresas de um total de 1.200 MW. Os equipamentos serão entregues a partir de 2015 e vão começar a gerar receita dentro do ano fiscal 2014/15 da Alstom.

A parceria entre a Renova e a Alstom é considerada uma das maiores do mundo do segmento eólico onshore. Após o primeiro projeto, outros contratos serão assinados nos próximos anos para atingir a quantidade total de turbinas eólicas acordadas entre as companhias.

“É o primeiro contrato de todos os projetos que terão um valor total de mais de 1 bilhão de euros. Esses projetos irão gerar pelo menos 1,2 GW de energia e quase dobrar a capacidade atual de geração eólica no Brasil”, afirma Jérôme Pécresse, Presidente da Alstom Renewable Power.

A parceria total inclui o fornecimento, operação e manutenção de cerca de 440 turbinas eólicas onshore no Brasil. As turbinas serão fabricadas na planta da Alstom em Camaçari, no Estado da Bahia. A Alstom se comprometeu a estabelecer um cluster eólico na Bahia em parceria com outras empresas, para a produção dos principais componentes das turbinas.

A plataforma do aerogerador onshore ECO100 da Alstom é composta por três turbinas ECO122, ECO110 e ECO100, com capacidade unitária de 2.7 a 3 MW.

A Alstom tem mais de 2.500 turbinas atualmente instaladas ou em construção em mais de 150 parques do mundo, representando uma capacidade total de mais de 3.800 MW.
 


Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=13164