COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA – GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO


Você já imaginou que contratar um eletricista envolve muito mais do que  simplesmente realizar uma pesquisa de preços dentre vários profissionais que dizem ser profissionais? Isto mesmo, a eletricidade foi responsável por 818 acidentes domésticos em 2012 e isso se dá em função de, principalmente, instalações elétricas mau planejadas e executadas por profissionais não qualificados.

Neste artigo apresento de uma forma clara objetiva os principais aspectos que você deverá levar em consideração no momento da contratação de um profissional da área elétrica. Não se engane, por mais simples que pareça, contratar um eletricista envolve muito mais do que fazer um leilão de valores – Estamos falando de, principalmente, sua segurança e de sua família.

COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA MESMO NÃO CONHECENDO ELÉTRICA

eletricista

Primeiro, se vai contratar um profissional da área elétrica você já deve possuir um problema ou uma necessidade, correto? Do contrário não entraria em contato com um, e talvez também nem estaria lendo este artigo, seja na manutenção de uma instalação existente ou mesmo para idealizar toda a estrutura elétrica de sua residência entenda que precisa buscar soluções e não problemas futuros.

Entenda: Uma instalação elétrica bem feita é símbolo de segurança e redução de consumo de energia.

Falo isso porque no período da minha carreira em que eu trabalhei de eletricista residencial, por diversas vezes, fui contratado para corrigir problemas de instalações mal feita. Acredito que não pretende ter este tipo de problema, não é?




É importante fazer perguntas antes de contratar um eletricista, mas para isto você deve estar seguro do que precisa, eu não estou dizendo que precisa conhecer a parte técnica e sim saber que para todo tipo de trabalho que exige conhecimento técnico existem Normas que garante a padronização, funcionalidade e o principal, segurança.

Nem sempre a maioria dos eletricistas são capacitados e isto impede-os de fazer um bom trabalho. Haverá sim os profissionais que são bons tecnicamente, mas estes, normalmente, é aquele que você descarta em função do valor de seu orçamento.

Não estou dizendo também que você precisa contratar o mais caro mas temos que discutir uma coisa: Talvez você não saiba mas o eletricista carrega sobre os ombros uma responsabilidade muito grande ao assumir uma obra, se qualquer coisa vier a apresentar problemas futuros (Garantia) ele responde e se isto for de maneira a comprometer segurança e/ou acidente ele ainda corre o risco de responder criminalmente.

Agora eu te pergunto: Será mesmo que o eletricista que se preocupa com isto é aquele que te orçou aquele valor com diferença tão mais baixa?

O QUE PERGUNTAR AO ELETRICISTA?

Por exemplo:

Qual sua experiência neste tipo de trabalho?

Você possui cursos que o qualificam neste seguimento?

Como será composto o orçamento?

Você emite Nota Fiscal? Tem empresa aberta?

Você tem Curso NR-10?

Faça muitas perguntas antes de contratar um eletricista. Entenda que como em qualquer outra profissão, existem eletricistas com habilidades diferentes e você deve possuir isso em mente. Alguns só estão envolvidos na construção e remodelação de instalações outros apenas fazem trabalhos menores e reparos. Por isso, é muito importante que você explique ao eletricista de antemão que tipo de trabalho você necessita. E , em seguida, ver se eles serão capazes de fazer o trabalho que você solicitou.

É muito importante pensar e refletir antes da contratação. Você poderá querer contratar um eletricista que possua empresa, emita nota fiscal e isto representa uma seriedade de sua parte. É importante lembrar que um eletricista pode ser responsabilizado por um dano que causam à sua casa mas de contrapartida, você não gostaria de ser processado se um trabalhador é ferido enquanto trabalhava em sua residência, este é um assunto a se pensar, quando contratado uma empresa (Eletricista com CNPJ ou empreiteira) você diminui este tipo de problema.

É uma ação inteligente contratar um empreiteiro para executar um grande trabalho, já que se trata de uma empresa licenciada e possui todas as documentações fiscais e trabalhistas para atuar com tal instalação e gerenciar o bem estar dos trabalhadores que estarão em sua casa.

Por outro lado, trabalhos menores poderá tornar-se inviável a contratação de uma empreiteira mas aconselho a não partir para a contratação de qualquer profissional, até mesmo um “pequeno” eletricista pode possuir CNPJ.

É muito importante você conhecer exatamente sua necessidade para que seja possível realizar a contratação de um profissional qualificado. Pense nisso!

COMO SERÁ COBRADA A MÃO DE OBRA DO ELETRICISTA?

orçamento do eletricista

Este é um detalhe que pode ser tratado de diversas formas, um eletricista pode compôr seu orçamento de diferentes maneiras e baseado na necessidade do cliente, por exemplo, existem profissionais que preferirão cobrar por m2, outro optarão por cobrar por ponto de iluminação e/ou tomadas e ainda teremos situações onde este profissional optará pelo valor/hora mas independente disto você deverá solicitar que seja descriminada e documentada toda a rotina de execução conciliada ao pagamento caso este seja por etapas.

Eu, particularmente, aconselho que seja acordado entre contratado e contratante um fluxo de pagamento por etapas, ou seja, formalize a realização da obra e estabeleça medições para efetivar o pagamento mas tudo isto é apenas meu ponto de vista, então, faça o melhor para você, o eletricista e obviamente, seu bolso rsrs.

NESTE CASO, COMO TRATAR O FORNECIMENTO DE MATERIAIS

material eletrico

Este é um ponto muito importante, depois de definir a necessidade e contratar o profissional peça que este indique e acompanhe a aquisição dos materiais que você irá implementar em sua residência (ou escritório, etc…) não se esqueça que o eletricista conhece – pelo menos deveria – os melhores produtos em relação a qualidade e segurança.

Você poderá contratar a implantação do serviço de maneira que seja fornecido somente a mão de obra ou a mão de obra e material mas nesse caso não se esqueça de solicitar a todos os profissionais que construam o orçamento com base em materiais de mesma linha (qualidade) a fim de não possuir valores muito diferente no orçamento.

Lembre-se principalmente de solicitar que o profissional separe em seu orçamento os valores de mão de obra e material.

OUTROS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA ATIVIDADE DO ELETRICISTA

É comum lidar com situações onde existe a necessidade de retrabalhos de alvenaria e/ou estruturas e nestes casos você poderá se deparar com profissionais que são eletricistas mas não executam reparos de alvenaria por exemplo, lembre-se que você está contratando um eletricista e não um profissional da construção civil (pedreiro), sendo assim planeje-se para eventuais intervenções.

Você poderá solicitar que seja incluído no orçamento este tipo de previsão, por exemplo, quando eu assumia construções novas para executar a instalação elétrica previa para cada intervenção na alvenaria (quebra de laje, parede e piso) um valor fixo para que eu pudesse contratar um profissional qualificado para esta intervenção.

Você deve estar se perguntando porque eu mesmo não fazia tal intervenção e a resposta é bem simples, somente quebrar parede e tijolos não é o problema, o fato é que se esta ação resultasse em uma perfuração de canos (água e esgoto) eu teria um problema, contratando um profissional não passaria por esta situação constrangedora.

CONCLUSÃO

Como você pode perceber, sua preocupação não pode ser simplesmente técnico, a segurança pode ser considerada como a razão principal pela qual escrevo este artigo, atente-se principalmente em entender o que você precisa e conhecer o profissional que irá contratar, lembre-se sempre e sempre que profissional bom é aquele qualificado e qualificação envolve tudo, desde saber fazer correto até saber fazer prevendo a segurança.


Fonte:http://www.saladaeletrica.com.br/como-contratar-um-eletricista-guia-absolutamente-completo/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Artigo%20Como%20Contratar%20um%20Eletricista%20-%20Guia%20Completo&utm_campaign=Sala%20da%20El?trica%20%20Newsletter