Instituições como a FGV (Fundação Getulio Vargas) e o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) disponibilizam uma série de cursos online gratuitos para empreendedores se manterem atualizados.

Há também outras opções de conteúdo presencial e a distância oferecidas pelo iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) e pela Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para ajudar os empreendedores que querem ter o próprio negócio ou desejam fortalecer a atuação de sua empresa, o UOL listou dez cursos nas áreas de planejamento, gestão e finanças.

1. Introdução à Administração Estratégica (FGV)

O curso a distância da FGV de Introdução à Administração Estratégica tem duração de cinco horas. Segundo o diretor da FGV Online, Stavros Xanthopoylos, as aulas auxiliam o aluno a planejar mudanças e ações estratégicas, como o lançamento de um produto ou a exploração de um novo nicho de mercado. Inscrições no site.

2. Fundamentos da Gestão de Custos (FGV)

Com carga horária de cinco horas, o curso online de Fundamentos da Gestão de Custos, da FGV, aborda aspectos básicos da contabilidade de uma micro ou pequena empresa. "O curso traz ferramentas para que o próprio empreendedor possa gerar os controles adequados ao seu negócio", afirma o diretor da FGV Online. Inscrições no site.

3. 10.000 Mulheres (FGV)

O curso 10.000 Mulheres, ministrado pela FGV em São Paulo (SP), é exclusivo para donas de pequenos negócios. As aulas são presenciais e as mulheres aprendem a fazer o plano estratégico e de marketing da empresa, a analisar planilhas de custos e a projetar o crescimento do negócio.

"As melhores ainda recebem consultoria ao fim do curso", diz coordenador do curso, Tales Andreassi. Vagas limitadas a 35 mulheres por turma. A carga horária total é de 190 horas. Inscrições no site.

4. Sei Empreender (Sebrae)

Oferecido pelo Sebrae, o curso a distância Sei Empreender tem duração de cinco horas e é indicado para empreendedores individuais.

Nele, segundo a gerente da unidade de atendimento individual do Sebrae Nacional, Jaqueline Almeida, o aluno aprende a planejar suas ações de forma consciente e responsável, o que o auxilia na tomada de decisões à frente de um negócio. As aulas precisam ser concluídas em até 15 dias. Inscrições no site.

5. Análise e Planejamento Financeiro (Sebrae)

Em 15 horas de aulas, o curso online de Análise e Planejamento Financeiro, do Sebrae, mostra ao aluno como fazer um fluxo de caixa eficiente e a importância de definir metas de resultados, de acordo com Almeida. O curso devem ser finalizado em até 30 dias. Inscrições no site.

6. Gestão Empresarial Integrada (Sebrae)

O curso a distância de Gestão Integrada, do Sebrae, tem duração de 15 horas e busca, principalmente, abordar formas de satisfazer às expectativas do cliente, dos funcionários e do fornecedor de forma eficaz, segundo Almeida. As aulas precisam ser assistidas em até 30 dias. Inscrições no site.

7. Ciclo MPE.net (Câmara-e.net)

O seminário Ciclo MPE.net é promovido pela Câmara-e.net em várias cidades do país. As palestras são presenciais e duram um dia inteiro. Os temas abordados vão desde a construção de uma loja na internet até a logística de funcionamento do e-commerce.

"O e-commerce já é uma realidade. Quem não investir corre o risco de perder clientes", diz o diretor de comunicação da Câmara-e.net, Gerson Rolim.

As próximas edições serão no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES), nos dias 23 de maio e 13 de junho, respectivamente. Inscrições no site. Vagas limitadas.

8. Plano de Negócios (iPED)

O curso a distância de Plano de Negócios, do iPED, tem duração de 20 horas. Nele, o aluno aprende a definir cada aspecto do plano de negócios da empresa, como missão e valores, público-alvo e os pontos fortes e fracos do negócio.

"O curso mostra o que deve ser estudado e levado em conta na hora de buscar novos negócios", afirma Fabio Neves, diretor do iPED. Inscrições no site.

9. Como Iniciar seu Próprio Negócio (iPED)

Com duração de 20 horas, o curso online sobre Como Iniciar seu Próprio Negócio, do iPED, traz o passo a passo para a abertura de uma empresa e noções básicas de gestão. "As aulas também abordam a busca por um investidor, tributos e casos de insucesso nos negócios", declara Neves. Inscrições no site.

10. Gestão de Relacionamento com o Cliente (iPED)

As aulas online de Gestão de Relacionamento com o Cliente, oferecidas pelo iPED, ensinam maneiras de melhorar o atendimento com o objetivo de satisfazer e fidelizar o cliente. A carga horária é de 20 horas. "Todo bom negócio começa com um bom relacionamento com o cliente", diz o diretor do iPED. Inscrições no site.

Cursos ajudam empresário e se manter atualizado

De acordo com o consultor da JB&S Consultoria Empresarial, João Baptista da Silva, é importante o empreendedor se manter atualizado e profissionalizar sua operação com o o que aprendeu nos cursos.

"Conhecimento nunca é demais. Ser gratuito não significa que o curso é de baixa qualidade, desde que seja oferecido por instituições renomadas. É uma oportunidade que tem de ser aproveitada", declara.

No entanto, fazer um ou dois cursos grátis não é suficiente para fortalecer o negócio, segundo Silva. Quanto mais o empreendedor puder fazer, melhor. Com a experiência dos cursos, vai chegar o momento de buscar um aprofundamento maior, como o de uma graduação, pós ou MBA.

"O mercado é muito dinâmico. Por mais que o empresário faça, sempre será pouco. Quem não acompanha o mercado, fica limitado e perde competitividade", afirma o consultor.


Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/14/fgv-e-sebrae-oferecem-cursos-gratis-para-empreendedores-veja-10-opcoes.htm