Jornal Nacional exibe reportagem sobre ferramenta da Fiesp que ajuda consumidor a calcular desconto na conta de luz.


‘É uma ferramenta para que as pessoas possam conferir o seu direito’, diz Paulo Skaf

Agência Indusnet Fiesp

Noticiário mostra passo a passo da ferramenta.

Reportagem exibida na edição de quinta-feira (21/02) do Jornal Nacional, da Rede Globo, divulgou como funciona a ferramenta on-line que ajuda o consumidor a calcular o desconto na conta de luz que passa a obter com a implementação da Lei.

A ferramenta,  desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é mais uma ação da campanha “Energia a Preço Justo”, iniciativa lançada pela entidade que teve como consequência a redução estrutural no preço das tarifas de energia.

“É uma ferramenta para que as pessoas possam conferir o seu direito”, diz na reportagem o presidente da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Paulo Skaf.

>> Veja a reportagem no site do Jornal Nacional  
>> Clique aqui para calcular seu desconto 

“As contas de luz residenciais devem ficar no mínimo 18% mais baratas, segundo o governo federal. A gente vai pagar menos no preço da energia e nos encargos cobrados na conta. A lei está valendo desde o mês passado. Nos próximos dias começam a chegar as contas deste período, a primeiras com o desconto integral”, narra o repórter Fabio Turci.

“Mas já dá para ter uma ideia de como vai ficar com este simulador para a internet, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É só preencher com as informações que o consumidor já tem em casa”, explica Turci, apresentando o passo a passo de como usar a ferramenta.

Consumidores têm ferramenta para conferir direito, diz Paulo Skaf no Jornal Nacional.

 

Ferramenta atende a cinco estados por enquanto

Noticiário mostrou como acessar a ferramenta pelo site da Fiesp.

Noticiário mostrou como acessar a ferramenta pelo site da Fiesp.

No exemplo apresentado pela reportagem, com a média de consumo do brasileiro, de 159kW/mês, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o preço cai de R$ 54,85 para R$ 44,84, se o consumo for o mesmo – uma queda de 18,24%. O preço final, informa a matéria, pode ter variação em função de multas e da taxa de iluminação pública.

Por enquanto, a ferramenta traz o cálculo de concessionárias  das seguintes unidades da federação:, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São, Rio de Janeiro e São Paulo.


Fonte: http://www.fiesp.com.br/noticias/jornal-nacional-apresenta-reportagem-sobre-ferramenta-da-fiesp-que-ajuda-consumidor-a-calcular-desconto-na-conta-de-luz/