Orçamento Instalações Elétricas


 

orcamento

Neste artigo abordaremos um tema um tanto quanto “polemico” – Qual valor deve ser cobrado em uma instalação elétrica residencial?

Trataremos algumas maneiras de realizar um orçamento de uma instalação elétrica residencial, observe que partiremos da premissa que o “eletricista” é apto a realizar todo o projeto (documentação + instalação) e que este possui amplo conhecimento da norma NBR5410, você poderá também ler nosso artigo sobre a norma NBR5410 – Clique Aqui.

As informações aqui contidas são referências para o esclarecimento de algumas dúvidas que alguns leitores encaminharam por e-mail.

Antes de começarmos é necessário saber:

  1. Os dados apresentado refere-se a um exemplo de técnica de orçamento instalações elétricas, logo, servirá somente como ponto de partida para você atentar-se nos principais pontos a serem abordados neste tipo de trabalho;
  2. O valor de mão de obra pode mudar de região para região dependendo do custo de vida e outros fatores agregados;
  3. Sempre que possível tente realizar a instalação mais completa possível para não ser cobrado mais tarde e não ter dor de “cabeça” com clientes que na grande maioria das vezes não fazem ideia de como deve ser realizada uma instalação elétrica e muito menos sabem o que é a NBR5410.

Vamos começar:

Como Cobrar?

A melhor forma de compreender como é cobrado o serviço de no orçamento instalações elétricas é imaginar a remuneração do Eletricista por hora.

Imagem7

Há serviços que podem ser executados por uma pessoa, outros demandam ajudantes e até pedreiros. Cada caso deve ser discutido no momento da especificação das tarefas a serem orçadas.



Dica 2:

Peça ao seu cliente a planta baixa da residência e esboce o diagrama unifilar para que ele saiba exatamente o que existirá em cada cômodo, para a criação do diagrama unifilar você pode utilizar por exemplo o AutoCAD que é uma excepcional ferramenta de criação para este tipo diagrama, o problema é que esta ferramenta não é tão fácil de utilizar como o Excel mas da mesma maneira que o software anterior, você também poderá optar por aprender mais sobre este na internet e aí entra dedicação, existe dezenas ou centenas de vídeo aulas no YouTube. Você pode também cursor este treinamento mais bem estruturado através de um site especializado em treinamento, para acessar este curso grátis de AutoCAD online clique aqui

Dica 3:

Encontre parceiros. Pesquise em sua região pessoas que possam indicar seu serviço, por exemplo, donos de loja de material de construção, ofereça a ele uma porcentagem sobre o serviço que ele indicar, seja ousado, você vai perceber que com o passar do tempo terá vários clientes.

Fonte: http://www.saladaeletrica.com.br/orcamento-instalacoes-eletricas/